sexta-feira, 8 de julho de 2016

Levotiroxina Emagrece ou não?



Levotiroxina Emagrece ou não? Artigo publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism (Kaptein e colaboradores) aborda o uso de levotiroxina. Levotiroxina ou T4 é o principal hormônio produzido pela tireóide. Funciona como um regulador do metabolismo dos mais diversos órgãos: coração, fígado, intestinos, dentre outros.

Quando o indivíduo obeso começa a fazer dieta e perder peso, há uma redução das concentrações sanguíneas do T3 (produto da quebra do T4). Esta queda poderia colaborar com a redução no metabolismo observada à medida que se perde peso (e que dificulta perdas adicionais).

O artigo mostra que há poucos estudos sobre o tema, e de baixa qualidade. A compilação dos dados mostra que não há benefício conclusivo para perda de peso. Pior ainda: os dados mostram tendência à perda de massa magra, na medida em que em média houve balanço nitrogenado negativo. Estima-se que a (possível) perda de peso induzida pela levotiroxina seria 75% de massa magra e só 25% de gordura. Mau negócio. 

Não obstante estes dados, muitos pacientes apresentaram redução do TSH com o tratamento. A redução do TSH em vigência de T3 e T4 livre normais é chamada de hipertiroidismo subclínico. Esta entidade está associada ao maior risco de arritmias cardíacas e osteoporose.

Os autores concluem que, até o eventual surgimento de novos dados, não se justifica o uso de levotiroxina para tratar obesidade. Os riscos são muito grandes e os benefícios, ainda uma especulação.

O índice de casos de obesidade no mundo atualmente não é baixo, e a alimentação e os hábitos não são os únicos responsáveis pelo aumento dessa taxa. Os desequilíbrios e deficiências hormonais também podem ocasionar descontrole de peso.

É por isso que além de se preocupar com a dieta e a prática de exercícios físicos, quem não deseja engordar também deve prestar atenção nos remédios que consome, visto que alguns podem ter como efeito colateral a elevação de peso.

Assim, pesquisar e informar-se a respeito dos medicamentos é uma prática importante. Vamos falar sobre uma dessas substâncias a partir de agora. Será que a Levotiroxina engorda? Ou a Levotiroxina emagrece? Venha descobrir abaixo!

Levotiroxina o que é?


Levotiroxina sódica é um medicamento que pode suprir a deficiência de hormônio produzido pela tireoide, assim regulando os níveis energéticos e o funcionamento metabólico do corpo. Ela é recomendada para o tratamento de hipotireoidismo, ou seja, baixa produção de hormônio da tireoide. O medicamento ainda previne a produção excessiva, evitando assim os desequilíbrios hormonais.
Ele ainda pode ser utilizado em casos de supressão do TSH hipofisário (hormônio estimulante da tireoide), no tratamento ou prevenção de bócio decorrente do aumento de TSH, de tireoide de Hashimoto ou tireoide autoimune e de tumores malignos na tireoide dependentes de tireotropina (hormônio que estimula a glândula tireoide ao aumentar o transporte de iodo e produzir e liberal hormônios tireóideos).

O remédio é de uso oral, adulto e pediátrico e vendido em embalagens com 30 comprimidos revestidos de 25, 50, 75, 88, 100, 112, 125, 150, 175 e 200 mcg.

Levotiroxina emagrece ou não?


Para descobrir se o uso de Levotiroxina emagrece, é importante checar o que a bula do remédio informa em relação aos efeitos colaterais. Segundo o que consta nela, a perda de peso pode sim ser uma consequência da ingestão do remédio.

Logo, conclui-se que o consumo do medicamento Levotiroxina emagrece. Entretanto, não é recomendado o consumo deste para o tratamento de obesidade ou perda de quilos a mais. Os efeitos secundários podem ser perigosos para quem não tem a real necessidade de utilizar o remédio, tendo em vista que seu propósito é tratar problemas relacionados à tireoide, e não o emagrecimento

Deve-se ainda seguir as recomendações contidas na bula e ter cuidados com as superdoses.
Para quem deseja perder peso, o ideal e seguro ainda é seguir uma alimentação saudável e praticar regularmente atividades físicas, com o acompanhamento de profissionais.

Em relação ao aumento de peso, não é possível afirmar que Levotiroxina engorda porque o ganho de peso não é listado como uma das reações adversas causadas pelo medicamento.

Sempre recomendo procurar um médico para maiores informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário